LINK: http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/ufu-recebe-a-4a-edicao-do-festival-temporal-de-danca-nesta-semana/
UFU recebe a 4ª edição do Festival Temporal de Dança nesta semana
terça-feira, 17 de novembro de 2015
14:27
Sem comentários
Divulgação no Jornal Correio de Uberlândia do IV Temporal
Para desafiar o corpo em improvisações e também com o objetivo de questionar o posicionamento sócio-político de bailarinos, com o uso da arte, o Conectivo Nozes, coletivo de dança uberlandense, e o Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo-Espaço da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promovem, de terça-feira (22) até sábado (26), a quarta edição dos Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real (Temporal).
Além de espetáculos, oficinas e performances abertas ao público, a programação do Temporal conta com encontros feitos pelo Conectivo Nozes com artistas convidados.
Com idealização e organização de Ana Carolina Mundim, Jarbas Siqueira, Patrícia Chavarelli, Emilliano Alves de Freitas Nogueira, Isabela Giorgiano e Mariane Araújo Vieira, a quarta edição pretende estreitar a relação entre artistas, a universidade e a comunidade.
Segundo Freitas, a realização do Temporal evidencia as interações entre os saberes dos artistas e as percepções dos espectadores. “A composição cênica é o espaço onde o artista-criador compartilha o universo criativo e amplia a imaginação do público. A improvisação em dança cria um momento de partilha com o outro e provoca um desprendimento de algumas condições sociais do corpo no contexto da vida contemporânea”, diz o artista.
Nesta quarta edição, o evento conta com oficinas a serem ministradas pela bailarina, professora e coreógrafa Bruna Bellinazi e Ricardo Neves, diretor artístico do Encontro Internacional de Contato Improvisação, de São Paulo (SP), e professor e curador do Panorama de Contato Improvisação no Brasil.
O grupo
O Grupo de Pesquisa Dramaturgia do Corpo-Espaço foi fundado em 2010 como primeira ação do curso de bacharelado em Dança da UFU e tem como foco de estudos as possibilidades técnico-criativas na dança contemporânea, especialmente, na improvisação e na composição em tempo real. De acordo com Freitas, o Conectivo Nozes surgiu pouco depois como um braço de extensão do grupo de pesquisa, por conta da necessidade de realização e circulação de produções artísticas, como os encontros, oficinas e apresentações, além da promoção de práticas pedagógicas em escolas públicas de Uberlândia.
Serviço
A quarta edição dos Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real (Temporal) acontece de terça-feira (22) a sábado (26), no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (avenida João Naves de Ávila, 2.121, Santa Mônica) e na Oficina Cultural (praça Clarimundo Carneiro, 204, Fundinho), com atividades abertas ao público e encontros para convidados. As atividades de hoje são para convidados. Entrada franca. Informações: 9133-8804.
Programação
Terça-feira (22)
Encontro de Improvisação Conectivo Nozes
Quarta-feira (23)
Encontro de Improvisação Conectivo Nozes
Oficina Projeto Corpo e(m) movimento, com Bruna Bellinazzi
Oficina Queda, desorientação e ascensão, com Ricardo Neves
Quinta-feira (24)
Encontro de Improvisação Conectivo Nozes
Oficina Queda, desorientação e ascensão, com Ricardo Neves
Sexta-feira (25)
Encontro de Improvisação Conectivo Nozes
Compartilhamento de Processo de Criação: interação de conceitos entre física e dança
Roda de conversa O processo de criação na composição em tempo real em dança contemporânea
Sábado (26)
Encontro de Improvisação Conectivo Nozes
Performance de resultado do Encontro de Improvisação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário