type='text/javascript'/> {lang: 'en-US'}

sábado, 24 de maio de 2014

O artista-docente no ensino superior: discursos e práticas


A consolidação do artista docente tem se configurado cada vez mais como uma possibilidade de atuação dentro das Universidades no Brasil. No entanto, a conquista de espaço para a criação, a produção e a circulação artísticas ainda se apresentam como desafios para o docente com este perfil. O presente projeto, iniciado em 2014, busca discutir sobre a importância das práticas criativas do artista docente, sua reverberação no ensino e as dificuldades encontradas para a garantia e a manutenção dessas ações artísticas. Para isso, articula residências artísticas entre artistas-docentes vinculados a distintas universidades brasileiras, para discutir as relações entre teoria e prática nas ações profissionais desenvolvidas por estes profissionais dentro de suas instituições.

Esse Projeto viabilizou algumas ações no ano de 2014, entre elas:

  • Um encontro de uma semana, no mês de maio, entre 6 artistas-docentes - Ana Mundim (UFU), Alexandre Ferreira (UFG), Jarbas Siqueira (UFU), Patricia Chavarelli (UFU), Silvia Geraldi (UNICAMP), Susi Martinelli (IFB). Nesse momento de pesquisa houveram encontros de estudo e criação, uma mesa temática, uma roda de conversa e uma apresentação do trabalho gerado nos 5 dias de imersão; esse trabalho foi entitulado: Mesa Performática: Artista-docente.
  • Apresentação do trabalho Mesa Performática: Artista-docente na Oficina Nacional de Dança Contemporânea em Salvador/BA, no mês de agosto. Artistas-docentes participantes: Ana Mundim (UFU), Alexandre Ferreira (UFG), Jarbas Siqueira (UFU), Patricia Chavarelli (UFU), Silvia Geraldi (UNICAMP), Susi Martinelli (IFB).
  • Apresentação do trabalho Mesa Performática: Artista-docente na cerimônia de abertura do Encontro de Coordenadores dos Cursos de Dança em Brasília/DF, no mês de agosto. Artistas-docentes participantes: Ana Mundim (UFU), Alexandre Ferreira (UFG), Jarbas Siqueira (UFU), Patricia Chavarelli (UFU), Silvia Geraldi (UNICAMP), Susi Martinelli (IFB).
  • Apresentação do trabalho Mesa Performática: Artista-docente no VIII Congresso da ABRACE em Belo Horizonte/MG, no mês de novembro. Artistas-docentes participantes: Ana Mundim (UFU), Alexandre Ferreira (UFG), Rosa Primo (UFC).

0 comentários:

Postar um comentário